Economia
Vendas do comércio e volume de serviços no Tocantins recuam em novembro, aponta IBGE
Foto: Delfino Miranda
Delfino Miranda

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nessa sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, na passagem de outubro para novembro, o Tocantins foi destaque negativo entre os demais estados, registrando a maior queda (-5,7%) no volume de vendas do varejo ampliado. O volume de serviços também apresentou recuo, mas o decréscimo foi de apenas 0,3%.

O resultado negativo observado no comércio tocantinense em novembro (-5,7%) foi maior do que o registrado no mês de outubro (-0,9%). De acordo com os dados da pesquisa, a taxa de variação nacional, por sua vez, teve crescimento de 0,6%, com predomínio de resultados positivos em 17 estados.

Já o volume de vendas do comércio predominantemente varejista (que não inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção) também apresentou recuo (-1,3%), embora menor do que o registrado no mês de outubro (-5,4%). A taxa média do Brasil desse indicador teve decréscimo de 0,1%, com predomínio de resultados positivos em 14 das 27 Unidades da Federação.

Ano anterior

Comparando os dados da Pesquisa Mensal do Comércio de novembro de 2020, com o mesmo período de 2019, o Brasil registrou acréscimo nas vendas de 3,4%, com predomínio de resultados positivos em 19 dos 27 estados. Pressionando negativamente, figuraram 8 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (-7,5%), Paraíba (-5,1%) e Goiás (-5,0%).

Considerando o varejo ampliado (que também integra duas atividades de atacado - veículos, motos, partes e peças e material de construção), ainda no confronto com novembro de 2019, houve avanço de 4,1% na taxa nacional, com predomínio de bons resultados em 20 Unidades da Federação. O Tocantins, nessa comparação, registrou variação positiva, um crescimento de 4,5%.

Volume de serviços

Assim como no comércio, o volume de serviços no Tocantins registrou queda em novembro. Após variação positiva de 1,5% em outubro, o setor recuou 0,3% no mês seguinte. Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE na quarta-feira, 13 de janeiro, 19 dos 27 estados assinalaram expansão, acompanhando o avanço de 2,6% observado no Brasil.

Na comparação com o mês de novembro de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-4,8%) foi acompanhado por 22 das 27 unidades da federação. Tocantins foi uma delas: apresentando uma queda ainda maior (-4,0%).

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...