Estado
Governo fará pagamentos do Plansaúde diretamente a prestadores de serviços
Imagem da notícia

O Governo do Tocantins vai repassar diretamente a hospitais, clínicas, laboratórios de exames e demais pessoas jurídicas os recursos financeiros referentes ao pagamento dos atendimentos realizados através do Plansaúde.  A medida consta no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na tarde desta última segunda-feira, 1º de abril, e é válida para os prestadores de serviços, pessoa jurídica, que queiram receber dessa forma.  

O TAC foi assinado durante reunião na Defensoria Pública do Estado, em Palmas. De acordo com o documento, pessoas jurídicas que prestam serviços médicos receberão do Governo do Estado e não mais pela operadora do Plano, a Unimed Confederação Centro Oeste e Tocantins. A medida é válida a partir do faturamento do mês de abril, pago em maio, e para as pessoas jurídicas que queiram aderir.  

Já os prestadores de serviço pessoa física, os médicos, continuarão a receber pela Unimed Confederação, que tem contrato por mais nove meses. Conforme o presidente do Núcleo de Ações Coletivas (NAC) da Defensoria Pública, o defensor público  Arthur Luiz Pádua Marques, a manutenção da operadora é essencial para garantir o serviço até que se faça uma licitação para novo contrato. 

Ainda de acordo com Pádua o pagamento dos médicos através de operadora foi uma decisão tomada na última reunião sobre o Plansaúde, realizada em 22 de março deste ano. O defensor destacou que a medida foi aceita por todos os presentes, entre eles o Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed) que, na reunião realizada nesta segunda-feira, 1°, não enviou representante.  

Na prática

Assim que receber o repasse financeiro da Secretaria de Estado da Administração (Secad), a Unimed Confederação Centro Oeste e Tocantins tem cinco dias úteis para fazer o pagamento dos profissionais que atendem pelo Plansaúde. Caso haja atraso da Unimed, a Secad interromperá o pagamento da taxa de administração do Plano até que a situação seja regularizada.

“Até o momento, a atual administração do Governo do Estado não deixou de cumprir nenhum compromisso firmado. O Governo do Estado vai cumprir o que determina o TAC”, disse o secretário de Estado da Administração, Lucio Mascarenhas, que assinou o Termo representando o Governo do Estado. “Não há motivos para os médicos deixarem de atender pelo Plansaúde”, enfatizou o secretário. 

Atendimentos

Para o defensor Arthur Pádua, o TAC elimina qualquer argumento para que sejam interrompidos os atendimentos médicos pelo Plansaúde. “Não há justificativa para paralisação dos médicos. O que não foi pago está entabulado com a proposta dentro do TAC”, disse. Ainda de acordo com o defensor público, o Plansaúde é muito importante para o sistema de saúde no Estado e que, por este motivo, deve ter o comprometimento de todos os envolvidos. Para ele, que assinou o TAC representando a Defensoria Pública, o risco das pessoas migrarem para o Sistema único de Saúde (SUS) por falta de atendimento médico no Plansaúde pode agravar ainda mais a sobrecarga de atendimentos na rede pública. 

Signatários

O Termo de Ajustamento de Conduta é assinado pelo titular da Secretaria Estadual da Administração (Secad), Lúcio Mascarenhas, pelo defensor público Arthur Pádua, e por Gilmar Braz da Rocha (superintendente operacional) e Vera Freitas (coordenadora filial Palmas), ambos da Unimed Confederação Centro Oeste e Tocantins.  

Entre os prestadores de serviços médicos, participaram da reunião e assinaram o TAC o diretor do Hospital Ceacop, Luiz Carlos Alves Teixeira, o diretor do Hospital e Maternidade Cristo Rei, Élio Santos Couto, a diretora do Hospital de Urgências de Palmas, Helena Creuza Machado de Castro Pontes, o diretor do Hospital Oswaldo Cruz, Valter Machado de Castro Filho, o administrador do

Intensicare UTI – IOP Ltda e Intensicare UTI Oswaldo Cruz Ltda, Thiago

Antonio Figueiredo, o administrador do Arai, Kaminishi & Costa

Diagnósticos, Marcio Costa, o diretor do CDT – Diagnósticos por imagem,

Bruno Macedo Rodrigues Figueiredo, a administradora do Interv Center

Serviços Cardiovasculares Ltda – ME, Sangela Matos e Marines Sielskis, do HOB  - Hospital Oftalmológico de Palmas).  

Entre as entidades representativas de servidores do Estado, assinaram o TAC o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintet), representado pelo presidente Manoel Miranda; Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), através do diretor de comunicação social, Silvânio Mota; Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), representado por seu diretor administrativo, Samuel Alves; Sindicato dos Hospitais (Sindessto), pela presidente Maria Lucia Machado de Castro. Também acompanharam a reunião os deputados estaduais Marcelo Lelis e Amélio Cayres. 

Atualmente, 80 mil pessoas são atendidas pelo Plansaúde entre servidores ativos, inativos e seus dependentes.  (ATN)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Amélio Cayres

Arthur Luiz Pádua Marques

Defensoria Pública

Lúcio Mascarenhas

Luiz Carlos Alves Teixeira

Marcelo Lelis

Plansaúde

Secretaria Estadual da Administração

Termo de Ajuste de Conduta

Unimed

Vera Freitas