Polí­tica
Vereadores aprovam projeto que garantirá a regularização fundiária de áreas ocupadas irregularmente
Foto: Mariana Ferreira
Mariana Ferreira

Durante sessões extraordinárias não remuneradas realizadas na noite desta última terça-feira, 16, os vereadores palmenses apreciaram diversos projetos de autoria do Executivo, entre eles o que autoriza a regularização fundiária de áreas públicas municipais ocupadas irregularmente.

A partir da aprovação da matéria, a Prefeitura poderá proceder com a regularização de áreas em quadras como 403 Norte, 405 Norte, 607 Norte, Taquaralto 1ª etapa, Vale do Sol, Santa Fé, Morada do Sol, Taquari entre outros locais. A medida foi comemorada pelos parlamentares que ressaltaram o ganho para a Capital. “Áreas importantes, já habitadas e que vão ganhar muito com essa aprovação”, ressaltou o vereador Filipe Fernandes.

Os parlamentares também aprovaram o projeto de endereçamento oficial da cidade, fixando a nomenclatura de acordo com o registrado no Cartório de Registro de Imóveis de Palmas. Ou seja, o mesmo endereço praticado no ato da criação da Capital.

Ainda foram aprovados importantes projetos de autoria da vereadora Vanda Monteiro, como o que reduz a carga horária de servidores públicos municipais que tem sob seus cuidados pais idosos que necessitem de cuidados especiais e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, no âmbito municipal, de avisos com números de Disque Denúncia para casos de violência contra mulheres (Disque 180).

A parlamentar ressaltou que essa “é uma grande conquista, pois muitos servidores precisam cuidar de pais idosos e esses precisam do acompanhamento, de cuidados e carinho. Já o outro projeto tem foco na defesa da mulher, precisamos dar publicidade aos canais de atendimento como o Disque 180”.

Os projetos que instituem o auxílio-alimentação para servidores da Casa, o que regulamenta a Cota de Despesa para o exercício da Atividade Parlamentar (Codap), que passará a ser licitada, também foram aprovados.

Para o presidente da Casa, José do Lago Folha Filho (PSD), a colaboração de todos os vereadores foi fundamental para aprovação de projetos importantes para a população palmense.

Emenda à Lei Orgânica

Por unanimidade, os vereadores aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que altera as funções da Guarda Metropolitana, adequando a lei municipal à Lei Federal 13022/14, que institui as guardas municipais com caráter de força de segurança. “Essa adequação é um grande passo para nossos guardas metropolitanos. A adequação faz justiça. Temos que obedecer o prazo de cinco sessões para colocar em pauta novamente para então ser aprovada em definitivo”, destacou Folha.

A proposta contou com o apoio de todos os parlamentares, como destacou o vereador Major Negreiros. “Reconhece o trabalho dos nossos guardas que a cada dia que passa têm sido mais presentes, deixando de ser guarda de patrimônio e atuando para a segurança da população”, afirmou.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

403 Norte

405 Norte

607 Norte

Câmara de Palmas

Cartório de Registro de Imóveis

José do Lago Folha Filho

Prefeitura de Palmas

Vanda Monteiro