Geral
Presidente do TJ-TO vistoria Casa de Custódia de Palmas
Foto: Divulgação
Divulgação

Dando seguimento à programação do mutirão carcerário lançado pelo Tribunal de Justiça, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciado no Tocantins, no dia 11 passado, a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-TO), Desembargadora Willamara Leila, juntamente com representante do CNJ, Juiz Wilson Dias, os Juízes de Execução Penal do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizaram na manhã desta sexta-feira, 22, uma visita à Casa de Custódia de Palmas (CCP).

A Presidente do Tribunal de Justiça se preocupa em atingir o objetivo do Mutirão Carcerário de agilizar o andamento dos processos de reeducandos provisórios e de condenados e segue a diretriz passada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Gilmar Mendes. Ela ouviu pessoalmente os detentos e colocou-se à disposição para as reivindicações dos apenados. “Esta visita é para avisá-los sobre o mutirão carcerário que estamos realizando e para garantir a todos que não ficará um processo que não seja visto. Temos conhecimento de que é um problema que não se resolve de forma instantânea, mas que pode ser amenizado e vamos fazer nossa parte para isso”, explicou. Ela assegurou que o Tribunal vai trabalhar para resolver o que compete ao órgão e vai exigir das outras instituições que também assumam suas responsabilidades.

A Desembargadora destacou que o mutirão carcerário é apenas uma das iniciativas no sentido de agilizar processos e melhorar as questões como condições físicas e estruturais dos presos no Estado, além de promover um ensino profissionalizante que visa a reinserção dos detentos na sociedade.

Somente em Palmas, seis Juízes estão trabalhando em regime de plantão. Estes mesmos Juízes compõem o Grupo de Monitoramento e Execução Penal Permanente, uma inovação do TJ-TO, criada pela Presidente Willamara Leila.

A Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, ainda entregou ao coordenador da CCP, Felisberto Jorge Rodrigues da Silva, dois livros para o acervo da biblioteca da casa. “A doação é muito bem vinda, eles precisam de leituras que edifiquem suas vidas e que venha contribuir para serem pessoas melhores e permaneçam em liberdade”, afirmou o coordenador.

Participaram da visita, o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Bernardino Luz, a Diretora de Prisão e Cadeias Públicas do Tocantins, Lindinalva Aquino, o Juiz Wilson Dias, que veio de Goiânia (GO), representando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Juiz 4ª Vara Criminal de Palmas, Luiz Zilmar dos Santos Pires, O Juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, Rafael Gonçalves e o da 2ª Vara Criminal de Palmas, Juiz Luiz Astolfo de Deus Amorim.

Fonte: Assessoria de Imprensa Tribunal de Justiça

 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Bernardino Luz

Casa de Custódia de Palmas

Luiz Astolfo de Deus Amorim

Luiz Zilmar dos Santos Pires

Rafael Gonçalves

Tribunal de Justiça

Willamara Leila