Polí­tica
PT e PCdoB analisam o quadro político e as eleições de outubro
Foto: Divulgação
Divulgação

Os dirigentes do PT e do PCdoB reuniram-se ontem, terça-feira, 19. Para os comunistas está no centro da tática eleitoral para as eleições de outubro a unidade dos partidos de esquerdas e dos partidos aliados que compõem a base de apoio do governo Lula. Os petistas concordam e trabalham para construir um palanque único para Dilma Rousseff no Estado, agregando o PR e PMDB para consolidar a pré-candidatura de Raul Filho (PT) ao governo do Estado.

Para o presidente do PCdoB, Nilton Barbosa, o partido trabalha com vista a consolidar uma chapa forte proporcional nas eleições de outubro. Mas não descarta a participação na majoritária. Ele destacou a integração do PCdoB ao bloco de partidos emergentes PMN, PSDC, PHS, PTC, PRB, PTdoB, PSL, Psol, PRTB, PTN e PRP e as conversações com os partidos de esquerda PDT, PSB, PPS e PT. Os comunistas também avaliam que é importante agregar os partidos aliados do governo Lula, PR e PMDB.

Donizeti Nogueira, presidente do PT enfatizou a importância da unidade em torno de uma única candidatura ao governo do Estado e ressaltou que o PT hoje trabalha para agregar o maior número de partidos da base aliada do governo lula, em torno da pré-candidatura do petista Raul Filho e da pré-candidatura de Dilma, Ministra Chefe da Casa Civil à presidência da república.

Para os dirigentes o quadro é favorável à afirmação de novas lideranças, uma vez que, hoje já não há uma bipolarização entre agrupamentos suprapartidários, que há anos dominavam o cenário político no Tocantins. Eles também avaliam que dado a complexidades dos partidos que compõem a base aliada do governo Lula e por se tratar de uma eleição nacional, as tomadas de decisões devem ser acompanhadas das direções nacionais.

Para os representantes do PT e o PcdoB é importante manter aliança histórica entre os dois partidos e outras reuniões acontecerão para consolidar este processo de unidade. Participaram também da reunião pelo PCdoB os dirigentes estaduais, Adriano Lima, Jeany Aguiar e Elvio Quirino. Pelo PT, Herlan Torres e Adalberto Barros.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adalberto Barros

Adriano Lima

Dilma Rousseff

Donizeti Nogueira

Elvio Quirino

Herlan Torres

Jeany Aguiar

Nilton Barbosa

Partido dos Trabalhadores

PCdoB

Política

Raul Filho