Polí­tica
Cerca de 100 municípios tocantinenses paralisaram atividades para pressionar por royalties
Imagem da notícia

Municípios de norte a sul do Estado paralisaram ontem, terça-feira, 21, suas atividades, atendendo apelo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), como forma de chamar a atenção do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem sinalizando vetar o projeto de lei, aprovado no congresso, que redistribui igualitariamente os royalties do petróleo e do pré-sal com os municípios brasileiros.

Um documento com centenas de assinaturas – abaixo-assinado – foi uma das formas que a prefeitura de Porto Alegre do Tocantins encontrou de manifestar apoio ao projeto que redistribui os Royalties do petróleo. Apesar de um anúncio prévio de veto presidencial ao projeto, a prefeita Edvam Nepomuceno (PMDB) tem esperança de que a mobilização nacional sensibilize o presidente.

Em Araguaina, um dos maiores municípios do Estado, o prefeito Valuar Barrros (DEM) promoveu um grande ato público. Por meio de faixas, cartazes e um carro de som, a população foi convidada a prestigiar a manifestação. O ato, promovido pelo prefeito, teve o apoio do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Valtenis Lino da Silva (PMDB), e dos prefeitos de Aragominas, Arapoema, Muricilândia, Carmolândia e Araguanã. Após a mobilização local, os prefeitos e o presidente da ATM seguiram para os municípios vizinhos para arrecadar assinaturas para o documento que será entregue ao presidente Lula.

Na região Sudeste do Estado, o prefeito de Natividade, Joaquim Rodrigues (PV), o Joaquim do Posto, ficou encarregado de organizar a mobilização, cujos resultados foram satisfatórios, uma vez que todas as prefeituras aderiram ao protesto.

Em Araguacema e região, os prefeitos também se utilizaram de faixas e cartazes para esclarecer à população o motivo da paralisação e do que se trata o projeto que prevê distribuir os royalties de forma que todos sejam beneficiados. Em todas as prefeituras que participaram do ato, cartazes solicitando a aprovação do projeto foram colocados para que os moradores soubessem ou tivessem conhecimento da importância da mobilização nacional.

O prefeito da capital, Raul Filho (PT), que participou ativamente da mobilização assegurou que se o projeto vier a ser vetado, vai haver, segundo ele, uma reação nacional de prefeitos em cima do Congresso no sentido de derrubar o veto. “O papel de andarilhos e pedintes do Governo Federal tem que ter um fim a partir da aprovação do projeto dos royalties do petróleo. Não dá mais para continuar assim”, disparou Raul.

O trabalho de coordenação na região central e sul ficaram a cargo do prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR) e Tereza Martins (PDT), de Porto Nacional.

Se houver veto, só os municípios tocantinenses deixarão de receber cerca de R$ 100 milhões de reais por ano. Atualmente, os estados e municípios produtores de petróleo recebem uma parcela maior dos royalties pagos pelas empresas exploradoras.

Fonte: Ascom ATM

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aragominas

Araguacema

Araguaina

Araguanã

Arapoema

Associação Tocantinense de Municípios

Carmolândia

Confederação Nacional de Municípios

Edvam Nepomuceno

Joaquim Rodrigues

Manoel Silvino

Muricilândia

natividade

Porto Alegre do Tocantins

Porto Nacional

Raul Filho

Royalties

Tereza Martins

Valtenis Lino da Silva