Polí­tica
Insegurança jurídica em torno do PSD pode evitar esvaziamento no DEM; Toinho e outros analisam permanência
Foto: Koró Rocha
Toinho Andrade pode permanecer no DEM | Koró Rocha
Toinho Andrade pode permanecer no DEM

Os reflexos da insegurança jurídica em torno da criação do Partido Social Democrático (PSD) podem começar a ser sentidos no Tocantins com a permanência de muitos políticos que anunciaram adesão à legenda e que pretendem desistir de tal pretensão.

Um deles é o deputado estadual Toinho Andrade (DEM). Segundo o deputado democrata Osíres Damaso, que é secretário geral da comissão provisória do partido no Estado, Toinho estuda a possibilidade de ficar no DEM mesmo depois de ter declarado que acompanhará a senadora Kátia Abreu para o PSD.

“Tive conversando com ele (Toinho Andrade) convidando ele para continuar no partido. Ele disse que sua decisão não está 100% tomada”, revelou Damaso. Mesmo Toinho não concorrendo à prefeitura de Porto Nacional no próximo ano ele precisa da estabilidade partidária, segundo explicou Damaso, para alianças e apoios no pleito de 2012.

“Muita gente que anunciou que ia sair para o PSD voltou atrás. Não estão tendo segurança com relação ao PSD”, afirmou Damaso.

Reestruturação

O Democratas realizará no dia 16 de junho um evento na Assembleia Legislativa que contará com a presença do presidente nacional senador José Agripino Maia e ainda outras lideranças nacionais como o senador Demóstenes Torres e ainda o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto da Bahia.

Até o senador Aécio Neves (PSDB) está previsto para vir ao evento, segundo confirmou Damaso.

O Democratas estima que as perdas sejam apenas da senadora Kátia Abreu, do vice-governador João Oliveira e ainda de mais três prefeitos do partido. “A saída de pessoas do partido será mínima”, disse Damaso. A legenda está sendo comandada atualmente pela deputada federal Dorinha Seabra Rezende e ainda pelo vereador Fernando Rezende.

Segurança jurídica

O advogado especialista em Direito Eleitoral, Solano Donato Damascena afirmou ao Conexão Tocantins que o novo partido precisa estar atento aos requisitos eleitorais previstos na Lei dos Partidos e no Código Eleitoral.

O aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro da nova legenda tem data limite até o dia 7 de outubro deste ano. Além dos requisitos entre os quais assinatura de 500 mil apoiadores pela criação do Pardido, a nova sigla precisará de 500 mil filiações, o que corresponde a 5% dos votos válidos em todos os Estados para ter direito a concorrer em 2012.

Alguns políticos que pretendem se candidatar no próximo ano, dentre prefeitos e vereadores, estão inseguros com relação ao prazo mínimo de filiação partidária (um ano) já que sem o requisito citado acima o partido não pode concorrer. No dia 11 de maio o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entrou com pedido de registro do PSD em cartório de Brasília. Mesmo já com CNPJ o partido não tem ainda registro político e apenas pode montar comissões provisórias. A previsão é que a proposta de criação para registro da nova legenda será protocolada no TSE na próxima semana.

Ao Conexão Tocantins o deputado federal César Halum, um dos coordenadores da mobilização do partido no Estado, afirmou que as 500 mil assinaturas de apoiadores necessárias para solicitar o registro da nova legenda já foram cumpridas. No Tocantins a previsão é que sejam coletadas mais de 20 mil.

O TSE, no último dia 2, abriu uma janela para que políticos interessados em migrar de partido possam fazê-lo sem riscos de perderem os mandatos por infidelidade partidária. O prazo é de 30 dias. Mesmo sem o registro partidário políticos interessados poderão migrar para o PSD, mas podem não ter segurança jurídica quanto ao direito de concorrer em 2012 já que o Partido ainda precisará comprovar a assinatura de 500 mil filiados com assinaturas autenticadas nas zonas eleitorais.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Antônio Andrade

César Halum

Código Eleitoral

Direito Eleitoral

Dorinha Seabra Rezende

Kátia Abreu

Osires Damaso

PSD

Solano Donato Damascena

Tribunal Superior Eleitoral