Polí­tica
Prefeito Raul e deputado Stálin estariam inelegíveis segundo MPF; advogado do deputado contesta
Foto: Antônio Gonçalves
Prefeito de Palmas estaria inelegível para eleições futuras | Antônio Gonçalves
Prefeito de Palmas estaria inelegível para eleições futuras

A Procuradoria da República no Tocantins, através de sua assessoria de imprensa, informou na tarde desta quarta-feira, 4, que o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e o deputado estadual Stálin Bucar (PR) estariam inelegíveis por conta de condenações na Justiça. De acordo com o órgão do Ministério Público Federal, depois das supostas condenações, os dois políticos estariam inelegíveis, segundo a Lei da Ficha Limpa.

Conforme a PRTO, o prefeito de Palmas foi condenado por crime ambiental, em processo criminal interposto pela entidade, resultado de procedimento instaurado em 2008 no âmbito do MPF. Já o deputado estadual , de acordo com a Ascom da PRTO teria sido condenado por uso de diploma universitário falso para conseguir o registro junto à Ordem dos Advogados do Brasil.

Os crimes cometidos pelos políticos são previstos na Lei de Inelegibilidade no artigo 1º, alínea e, incisos 1 e 3, da LC 64/90. De acordo com a Ficha Limpa, o prefeito e o deputado estão inelegíveis mesmo que o processo não tenha passado pelo trâmite em julgado, já que a nova redação determina a punição a partir da condenação por órgãos colegiados, caso do TRF-1.

O procurador Regional Eleitoral no Tocantins, Rodrigo Luiz Bernardo Santos, ressalta que essa é uma das principais mudanças trazidas pela nova redação. Outro destaque feito pelo procurador é quanto ao período de inelegibilidade, também aumentado pela Ficha Limpa, que “começa agora, a partir da condenação, e vai até oito anos depois do cumprimento da pena”.

O advogado do deputado, no entanto, contestou a PRTO e frisou ao Conexão Tocantins na tarde desta quarta-feira, 4, que o caso de Stálin Bucar ainda cabe recurso e que, por isto, ele não pode ser considerado transitado em julgado, não havendo, assim possibilidade de inelegibilidade do parlamentar. “A pessoa tem o direto ao recurso. Esta questão não está transitada em julgado”, explicou Aparício Varanda.

O advogado atentou, ainda, que o processo contra o deputado ainda está sob análise da justiça. O próprio Stálin frisou que errou ao deixar o processo correr à revelia, mas que, caso seja notificado de alguma condenação, chegará à instância superior do Judiciário. “Caso haja mesmo uma condenação neste sentido, eu vou recorrer até ao Supremo Tribunal Federal”, completou.

Aparício Varanda, na ocasião, ainda criticou a Procuradoria da República que veio à público divulgar a suposta inelegibilidade de Stálin, mesmo sem o transitado em julgado do processo. “Isto afeta a imagem do político. Acho extremamente injusto que seja divulgada uma informação desta sem que tenha se esgotado as possibilidades”, completou. (Com informações da Ascom PRTO)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Aparício Varanda

Assembleia Legislativa

Lei da Ficha Limpa

Lei de Inelegibilidade

Ministério Público Federal

Prefeitura de Palmas

Raul Filho

Rodrigo Luiz Bernardo Santos

Stalin Bucar