Estado
Vera Nilva assume o comando do Ministério Público
Imagem da notícia

Após 22 anos de dedicação à carreira do Ministério Público do Estado do Tocantins e um histórico que inclui passagens por diversas comarcas e por cargos na esfera da Administração Superior, a procuradora Vera Nilva Álvares Rocha Lira foi alçada ao posto mais alto da Instituição nesta sexta-feira, 14, ao ser empossada procuradora-geral de Justiça (PGJ) para o biênio 2013-2014.

A posse, ocorrida no Dia Nacional do Ministério Público, foi dada durante sessão solene do Colégio de Procuradores. Representantes dos três poderes e autoridades nacionais, presentes à solenidade, foram convidados para compor a mesa de honra e assistir aos atos protocolares da posse, iniciados com o Hino Nacional Brasileiro, na voz da cantora Keyla Lippi.

Em seu discurso, após assinar o termo de posse, a nova administradora do Parquet destacou sua experiência, afirmando que chegou a hora de “contribuir mais” com o MPE. Nesse sentido, apontou qual o norte de sua gestão: a defesa de um Ministério Público independente, que cumpra suas prerrogativas constitucionais.

“Que todos os membros se sintam amparados e seguros, cada qual exercendo as funções que lhes competirem, com destemor, com independência, tendo por limite, apenas e tão-somente, os ditames da Constituição Federal e das leis que guardam respeito e consonância com a Carta Magna”, disse Vera Nilva, antes de enumerar as atribuições do MP. “Vamos combater, com o poder de uma lupa, a esperteza de má-fé. Esse vai ser o nosso lema, o nosso foco”, enfatizou a PGJ.

Para cumprir essa missão, ela solicitou apoio dos órgãos da Administração Superior, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do procurador Clenan Renaut de Melo Pereira – que deixou o cargo de PGJ. Também frisou esperar que os integrantes dos Poderes mantenham as “portas abertas”, para que possa estabelecer o diálogo.

Ao discursar, antes de saudar a nova PGJ, Clenan Pereira fez um retrospecto de sua gestão, tendo início pela busca na excelência na gestão pública e passando pela estruturação física e pela valorização do pessoal. Já o vice-governador João Oliveira trouxe à solenidade a mensagem de apreço ao MP e do trabalho em harmonia entre os poderes.

Presenças

Entre outras autoridades, prestigiaram a posse da Procuradora-Geral de Justiça, compondo a mesa de honra, o vice-governador do Estado, João Oliveira, representando o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos; o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira; a presidente do Tribunal de Justiça, Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Epitácio Brandão; o procurador-chefe da República no Tocantins, João Gabriel; o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza; o subprocurador-geral da Justiça Militar, Carlos Frederico de Oliveira Pereira; e o Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fabiano Augusto Martins Silveira. (Ascom MPE)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Clenan Renaut de Melo Pereira

Colégio de Procuradores

Epitácio Brandão

Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa

João Oliveira

Marcello Tomaz de Souza

Ministério Público do Estadual

Raimundo Moreira

Sessão Solene

Vera Nilva Álvares Rocha Lira