Estado
Mutirão dos Precatórios concilia processo com mais de 13 anos
Imagem da notícia

O Mutirão dos Precatórios, iniciado na terça-feira, 13, concluiu o seu segundo dia de trabalho nesta última quarta-feira com bons resultados. Uma mostra disso foi a Audiência de Conciliação envolvendo servidores exonerados e a Prefeitura Municipal de Santa Maria do Tocantins, cidade atendida pela Comarca de Pedro Afonso.

Há mais de 13 anos, 19 servidores aguardam a definição para o pagamento de precatórios devidos pelo Município. Cirlene Fernandes Malaquias era servidora concursada, estava de licença maternidade quando foi exonerada pelo gestor da época e iniciou a audiência na expectativa de uma solução. “Essa ação do mutirão é excelente. Estamos esperando há tanto tempo. Qualquer ajuda de conciliação é bem-vinda”, afirmou esperançosa.

A audiência foi coordenada pelo juiz de Precatórios do TJTO, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, que conduziu a conciliação agradando a ambas as partes. Porém, o magistrado alertou ao Município que caso o acordo não seja cumprido a Justiça determinará o sequestro dos bens. “O nosso intuito é fazer com que os gestores arquem com as dívidas dos precatórios, mesmo que de gestões anteriores, e que solucionem esses conflitos para dar mais tranquilidade ao cidadão”, reforçou.

Dona Francisca Lopes da Silva Souza ficou feliz com o resultado. “Eu saio muito contente. Nós esperamos tanto tempo por isso”. Quem também saiu satisfeito foi o ex-servidor Marco Antônio Figueira. “Estamos mais seguros com a decisão, pois se não houver o repasse a justiça vai reter os bens. Estamos há13 anos esperando por uma definição. Todo mundo trabalhou e cumpriu seu compromisso com a sociedade. É nosso direito”.

A prefeita de Santa Maria, Helen Ruth de Freitas Souza, elogiou o mutirão de conciliação do Judiciário. “O município de Santa Maria tem como única fonte o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Entrar num consenso é bom tanto para o Município, quanto para os que estão dentro dos seus direitos. Nós fizemos um acordo justo para todos os lados”, disse a prefeita satisfeita com o acordo.

Além do processo de Santa Maria, o Mutirão dos Precatórios também realizou outras nove Audiências de Conciliação nesta quarta-feira. A ação encerra-se no dia 21 de agosto e ao todo devem ser analisados 71 processos de pagamento de Precatórios. Para tanto, foi montado um calendário com audiências marcadas para as seguintes datas: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de agosto, em horários pré-estabelecidos, conforme a pauta publicada no Diário da Justiça nº 3358, de 5 de junho de 2014. Cada audiência terá duração média de 30 minutos.

As audiências estão sendo realizadas em Palmas, a partir de 13h30, no Gabinete da Diretoria do Fórum da Capital (Endereço: Av. Teotônio Segurado - Edifício do Fórum Marques São João da Palma - 2º andar).

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Audiência de Conciliação

Comarca de Pedro Afonso

Pedro Nelson de Miranda Coutinho

Precatórios

Prefeitura de Santa Maria do Tocantins

Tribunal de Justiça