Saúde
Microempresa é contratada sem licitação para fornecer alimentação nos hospitais públicos do Estado; Secretaria da Saúde diz que recebeu aval do TJTO
Contrato emergencial foi publicado no Diário Oficial na semana passada
Contrato emergencial foi publicado no Diário Oficial na semana passada

Para contratar sem licitação uma microempresa que prestará o serviço de alimentação nos hospitais públicos do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) usou a justificativa de que está atendendo a uma “decisão judicial unânime do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins”. A decisão foi proferida 18 meses após o fim do contrato do Estado com a Litucera, empresa anteriormente responsável pela alimentação nos hospitais do Estado.

A SES teve, portanto, quase um ano e meio para realizar a licitação de outra empresa para prestar o serviço, mas não o fez. Neste período a própria Secretaria esteve realizando a compra de alimentos para os hospitais, aquisições nas quais o Tribunal de Contas do Estado detectou um possível superfaturamento de 15%.

A empresa recentemente contratada é a Fabrika Serviços e Produtos, que tem como nome oficial Oliveira & Cia Ltda – Me. O extrato do contrato foi publicado na semana passada na página 31 do Diário Oficial do Estado do dia 68 de março (DOE 5.065.) Como já dito, a empresa foi contratada com dispensa de licitação por mais de R$ 14 milhões (14.405.770,86) para prestar os serviços pelo período de 6 meses.

A Fabrika Serviços e Produtos tem sede em Palmas e está localizada, segundo o cadastro nacional de pessoa jurídica, na Quadra 112 Sul. A microempresa tem um capital financeiro de apenas R$ 150 mil. Um dos sócios da empresa é funcionário público concursado do Governo do Estado. Em uma consulta ao Portal da Transparência, o Conexão Tocantins verificou que Diogo Macedo Prandini, que é sócio-administrador da empresa, ocupa também o cargo de agente de polícia lotado na diretoria de polícia da capital e, neste caso, não poderia contratar com o governo.

A SES informou que realizou ainda em 2016 um pregão para contratação de empresa especializada no ramo para prestar o serviço, mas cancelou o processo, devido a contestações dos participantes, e, posteriormente, decidiu contratar emergencialmente.

Confira abaixo nota da Secretaria Estadual da Saúde na íntegra.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) esclarece que esta contratação ocorreu por meio de dispensa de licitação atendendo a uma decisão judicial unânime do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, proferida em virtude da retirada de materiais e equipamentos da empresa Litucera Limpeza Engenharia Ltda, dos hospitais, colocando em risco o serviço de alimentação oferecido aos pacientes e profissionais destas unidades de saúde. O contrato celebrado é de urgência, conforme decidiu o Pleno do TJ, com validade de 180 dias, prazo limite para a SES realizar novo processo licitatório.

A SES esclarece que em 2016 realizou o Pregão 135/2016, para contratação dos serviços de alimentação, mas que decidiu por proceder adequações ao processo, ante as inúmeras impugnações protelatórias por parte de empresas participantes do certame. O Edital foi revisto e está passando pelos trâmites administrativos finais e deverá ser lançado assim que cumpridas todas as etapas exigidas pela lei. Assim que homologada a empresa ganhadora do processo licitatório, o contrato com a atual empresa será revogado imediatamente.

A SES informa ainda que a empresa contratada atendeu todos os requisitos da classificação técnica, previsto na legislação vigente, e está apta a prestar o serviço contratado. Acrescenta por fim, que não existe nenhuma prerrogativa que impeça uma microempresa de participar de licitação pública. Pelo contrário, a legislação estimula a participação de empresas desse segmento econômico. Não consta nos registros da SES, nenhuma ocorrência de que a empresa tenha tido algum problema, administrativo ou jurídico, com o Estado, o que impediria a sua contratação.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...