Estado
Ação Civil que questiona estado de emergência nas estradas já está nas mãos do juiz para ser assinada sentença

Já está na mão do juiz da 4ª Vara das Fazendas e Documentos Públicos, o relatório da juíza Flávia Afini Bovo, sobre a situação de emergência das estradas do Tocantins. O relatório da juíza diz respeito à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual para analisar o decreto de emergência feito pelo governo do estado, em junho deste ano.

O valor total da Ação, que teve como autor o promotor de justiça Adriano Neves, é de mais de R$ 67,7 milhões, segundo informações do site do Tribunal de Justiça. Ao todo, as obras estavam previstas para restaurar cerca de 1.200 km de estradas em todo o Tocantins.

Com o relatório concluso, ou seja, aguardando apenas a assinatura do juiz responsável, a expectativa é que, em primeira instância, o decreto de estado de emergência seja revogado em primeira instância. Contudo, o Estado ainda pode recorrer da sentença e a decisão indo parar no pleno do TJ.

Entre os requeridos citados na Ação Civil Pública do MPE, estão o governo do Estado, secretário estadual da Infraestrutura – Alexandre Ubaldo, além de outros membros da secretaria. As empresas que foram contratadas para realizar as obras também estão na lista de investigados do Ministério Público. São elas: Construtora Central do Brasil LTDA, Construtora Caiapó LTDA, Delta Construções S/A, Egesa Engenharia S/A e Paviservice Serviço de Pavimentação LTDA.

Dispensa de licitação

Com o decreto de estado de emergência movido pelo governo para restaurar as estradas do Tocantins serviu, principalmente, para que a administração pudesse contratar as empresas e serviços sem a necessidade de processo licitatório. Esta ação, juntamente com a calamidade na saúde pública, que também respaldou a contratação de empresas sem licitação, foram os principais pontos de críticas ao governo de Siqueira Campos até o momento.

Esses decretos feitos pela gestão de Siqueira geraram, além de duras críticas da oposição, a Ação Civil Pública que pode cassar o estado de emergência decretado pelo governo.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Dispensa de Licitação

Estado de Emergência

Flávia Afini Bovo

Siqueira Campos

Tribunal de Justiça