Polí­cia
Polícia Militar e parceiros realizam I Seminário de Segurança Comunitária do Tocantins
Foto: Ascom PM
Ascom PM

Acontece durante toda esta quinta-feira, 27 de outubro, no auditório do QCG (Quartel do Comando Geral), em Palmas, o I Seminário de Segurança Comunitária do Estado do Tocantins, com o tema “Polícia e Comunidade Construindo Segurança”. A solenidade de abertura foi feita nesta manhã e contou com diversas autoridades ligadas à área da segurança pública no Estado. O comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, representou o governador Siqueira Campos no evento.

O seminário é fruto da parceria da Superintendência de Polícia Comunitária do Estado e Superintendência Regional do Basa (Banco da Amazônia). Até às 18h desta quinta, representantes de forças policiais no Tocantins estarão debatendo e analisando a realidade da Polícia Comunitária no Estado e também no País. Ao final será feita a formatação da ‘Proposta de Ações’ a ser entregue aos gestores estaduais que lidam com o setor.

Segundo o cel Marielton Francisco dos Santos - um dos primeiros coordenadores e também um dos responsáveis pela implantação da Polícia Comunitária no Tocantins -, o seminário se reveste de uma importância muito grande para o fortalecimento das polícias no Estado. “A estrutura social evoluiu muito nesses últimos anos e devemos fomentar uma educação que cada vez mais conscientize a sociedade de que ela também é importante pela sua segurança; que a família, a escola, façam a sua parte, para que possamos implantar, definitivamente, uma cultura de paz em nosso Estado”, comentou o comandante geral.

Para o superintendente de Polícia Comunitária do Tocantins, tenente coronel PM Divino Vieira da Silva, “o objetivo do evento é integrar as forças policiais com a comunidade, buscando a solução de problemas ligados à segurança pública, num constante diálogo com a população”. Já a representante da regional do Basa no Tocantins, Maria Rosa Rocha Rego, colocou a instituição à disposição da Polícia Comunitária para novas parcerias e financiamentos de projetos ligados ao setor. A Polícia Comunitária foi implantada no Tocantins no ano de 2000.

O secretário estadual de Segurança Pùblica, João Fonseca Coelho, presente ao evento, ressaltou a importância do seminário para o Tocantins. “A Polícia Comunitária congrega os anseios da sociedade no âmbito das instituições policiais; ela age pró-ativamente estabelecendo um clima de confiança e de responsabilidade entre polícia e comunidade e também funciona como propagadora de ações de cidadania”, disse.

Antes dos pronunciamentos das autoridades presentes, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do Exército (22º BI) e exibido um vídeo sobre a Polícia Comunitária no Estado. Logo após um rápido intervalo, teve início o ciclo de palestras – um total de quatro durante toda esta quinta.

Pela manhã, a primeira palestra foi ministrada pelo delegado de Polícia Civil, Alberto Cavalcante (titular da DEIC), que apresentou um panorama histórico da Polícia Comunitária no Brasil e no Tocantins (do Brasil Colônia à República). Para ele, a implantação da Polícia Comunitária passa necessariamente por quatro fases: conhecimento, sensibilização, mobilização e resultados. Junto com o comandante geral da PMTO, o delegado Cavalcante também foi um dos primeiros coordenadores e responsáveis pela implantação da Polícia Comunitária no Tocantins.

Finalizando as atividades desta manhã, houve a palestra “Segurança Pùblica na Prevenção às Drogas e à Violência, com a capitão PM Wélere Silveira, seguida de discussões sobre essa temática com o público presente, formado por cadetes da Academia de Polícia Militar do Tocantins (APMT), militares do QCG, entre outros representantes de forças policiais no Estado. À tarde, as atividades serão retomadas às 14h com as palestras “Abordagem Constitucional das Forças Policiais e o Papel da Comunidade”, com o professor mestre Antônio César (PUC-TO); e “Segurança Comunitária: a participação social na prática poilicial comunitária”, com a coordenadora da Polícia Comunitária do Estado de Goiás, Waldirene Gualberto, seguidas de debates. Por fim, serão formatadas as propostas resultantes do evento.

Mesa de Honra

Compuseram a Mesa de Honra: o comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos; o secretário estadual de Segurança Pública, João Fonseca Coelho; a coordenadora da Polícia Comunitária do Estado de Goiás, Waldirene Gualberto; o superintendente de Polícia Comunitária do Tocantins, tenente coronel PM Divino Vieira da Silva; a representante da regional do Basa no Tocantins, Maria Rosa Rocha Rego; Veneranda de Oliveira Dias, presidente da Federação das Associações Comunitárias no Estado; o promotor Fábio Lang; o perito Peterson Costa; e o delegado de Polícia Civil Alberto Cavalcante. (Ascom PM)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Alberto Cavalcante

Banco da Amazônia

Divino Vieira da Silva

João Fonseca Coelho

Marielton Francisco dos Santos

Polícia Comunitária

Polícia Militar

Quartel do Comando Geral

Segurança Comunitária