Polí­tica
Vereadores questionam MNLM; Bismarque alega que críticas são por causa de discussão do Plano Diretor

Durante sessão na Câmara nesta terça-feira, 28, o vereador Fernando Rezende (DEM) voltou a se posicionar contra “qualquer tipo de ação” que use a moradia como moeda para compra de voto. Relatou ter recebido denúncias de famílias beneficiadas com casas ou lotes apontando irregularidades no processo e que vai encaminhá-las ao Ministério Público Federal (MPF), já que se referem ao uso de recursos federais.

Em aparte, o vereador José Hermes Damaso (PR) disse que, em época de eleição, proliferam pessoas e falsas entidades que prometem moradia em troca de voto e cobrou de Rezende que dê nome aos movimentos e pessoas que estariam envolvidos nas irregularidades. “Caso contrário, a denúncia será inócua”, disse.

Em resposta, Rezende citou, entre outros, o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), isentando, no entanto, seus dirigentes de responsabilidade. “O movimento deve ser respeitado como instituição e creio que seus dirigentes não tinham conhecimento de irregularidades”, afirmou, completando que espera que o MPF apure os fatos e os culpados.

O vereador Bismarque do Movimento (PT), que já presidiu o MNLM, em resposta, apresentou a tabela de preços do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon),comprovando que, na verdade, a entidade teve perda em construções de casas populares e teve de recorrer a medidas como mutirões para concluir diversas unidades. “Quero que o Ministério Público nos chame para prestar contas. Para nós, é motivo de orgulho”, disse.

Para Bismarque, Rezende estaria fazendo as denúncias por causa das discussões sobre o Plano Diretor de Palmas. O representante do MNLM já se posicionou contra a expansão urbana, defendida pela maioria dos parlamentares de Palmas.

Em seu pronunciamento, o vereador José do Lago Folha Filho (PTN) questionou o fato de o MNLM ter pego R$ 2,5 mil de 1,6 mil famílias. Defendeu uma apuração por parte do MPF. Mais uma vez, Bismarque creditou o ataque à sua posição contrária à expansão urbana da Capital.

Já o vereador Lúcio Campelo (PR) alegou que o Plano Diretor sequer foi citado na sessão de hoje e que, quando chegar a hora, nas audiências públicas, todos terão a oportunidade de se manifestar.

O vereador Milton Neris (PR) disse que, no caso da entrega de moradias, a Prefeitura de Palmas segue critérios rígidos. “Se alguém está fazendo algo errado, tem de ser punido”, disse. Neris ainda destacou que, no caso da posição de Bismarque sobre o Plano Diretor, o colega é a favor, sim, da expansão urbana, ao defender a regularização de loteamentos que, atualmente, estão na área rural. Neris Deixou claro, mais uma vez, que todos serão ouvidos. “Apresente uma proposta melhor”, sugeriu Neris a Bismarque, pedindo a ele que não misture assuntos. “Quero que, no final, tenhamos o melhor para a nossa cidade. Temos de pensar a Palmas de hoje e a Palmas de amanhã”, disse.

Bismarque citou diversos vazios urbanos que podem ser usados para adensar a Capital. “Primeiro vamos resolver os problemas da cidade, para depois falar em expansão.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Bismarque do Movimento

Fernando Rezende

José do Lago Folha Filho

José Hermes Damaso

Lúcio Campelo

Milton Neris

Ministério Público Federal

Plano Diretor de Palmas