Cultura
Secult realiza oficinas e Mesa Redonda sobre Arte Contemporânea
Foto: Adilvan Nogueira
Adilvan Nogueira

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) realizou nesta quinta feira, 22, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, três oficinas sobre Arte Contemporânea com os temas “Penso, logo desenho”, “Coral de Árvores” e Colagem, das quais participam jovens e adultos interessados em descobrir ou desenvolver talentos já descobertos para a arte.

Um dos ministradores das oficinas é o artista plástico goiano Marcelo Solá, cujo objetivo na oficina “Penso, logo desenho”, de acordo com ele, é traçar um breve panorama da história do desenho mostrando obras de artistas contemporâneos, comparando com os primórdios da arte de desenhar, com o objetivo de despertar o interesse das pessoas para essa vertente da arte.

Divino Sobral é outro artista plástico goiano, responsável pela oficina “Coral de Árvores – Memórias do Tocantins”, cuja proposta é, através de intervenção na paisagem – seja de um parque, jardim ou instituição, traçar um paralelo entre as sete cores do arco íris e as sete notas musicais, numa referência ao efeito de equivalência utilizado pelo artista russo Wassily Kandinsky. “O resultado dessa oficina vai surpreender, e poderá ser visto pelo público, na parte externa do Espaço Cultural amanhã (sexta feira, 23) depois das 16 horas”, garante Sobral.

Para a professora de artes Mônica Rosa de Marins Gomes, participante da oficina, esta é uma oportunidade única de conhecer o trabalho de Sobral e levar uma nova perspectiva da arte para seus alunos. “É mais uma ferramenta que terei para utilizar no meu trabalho cotidiano”, afirma a professora.

A terceira oficina é de colagem e ministrada pelo também artista plástico goiano Carlos Sena. De acordo com ele, a proposta é “desconstruir” 40 pranchas reproduzidas de obras famosas para transformá-las em duas obras abstratas de construção coletiva. Uma das participantes da oficina é a artesã e estudante de pintura em óleo sobre tela Etelvina Vasconcelos, que afirma que uma nova técnica dará uma nova perspectiva ao seu trabalho. O artista ou artesão deve estar sempre se renovando, buscando novos conceitos para aplicar no seu dia a dia”, afirma a artesã.

A Mesa Redonda sobre os temas abordados nas oficinas será realizada a partir 19h30 desta quinta-feira, 22, no Memorial Luiz Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis. (Ascom Secult)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...