Estado
Palestra sobre Eleições no Brasil e Propaganda Eleitoral abrem 9º Ciclo de Estudos da EJE
Imagem da notícia

Duas importantes palestras marcaram o primeiro dia do 9º Ciclo de Estudos Eleitorais da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins, aberto oficialmente na manhã da última quinta-feira (31) pela presidente do TRE-TO desembargadora Jacqueline Adorno pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador Marco Antony Villas Boas e pelo diretor-executivo, juiz Waldemar Cláudio de Carvalho.

Na ocasião, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto trouxe aos presentes uma retrospectiva das Eleições Presidenciais no Brasil, suas características e acontecimentos que marcaram a história das Eleições no Brasil.

À tarde o tema debatido foi a Propaganda Eleitoral, com o jurista Olivar Coneglian que abordou o comportamento dos políticos e meios de comunicação diante das novas ferramentas de divulgação e suas implicações perante a Legislação.

Após a palestra o inspetor de Recursos Naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Hermísio Alecrim Aires, apresentou em slides o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins, o qual é abordado na edição de 2010 da Revista Judiciária do TRE.

Em seguida aconteceu o lançamento da Revista Comemorativa aos 25 anos da Justiça Eleitoral, exposição do Selo e Carimbo comemorativo, no hall do TRE.

O 9º Ciclo de Estudos Eleitorais da EJE prosseguiu nesta sexta-feira pela manhã, a partir das 10 horas, com palestra sobre a Lei 12.891/2013: Inconstitucionalidades e repercussões nas eleições 2014. Desafios dos TRE’s para evitarem a corrupção eleitoral, com Thales Tácito Cerqueira, promotor de Justiça Eleitoral em Minas Gerais e vice-diretor da EJE do TSE.

A programação encerra-se à tarde com a participação do doutor José Jairo Gomes, que ministrará palestra sobre Propaganda Eleitoral e Internet, das 14 às 16 horas.

Autoridades presentes

Também estavam presente na mesa de abertura do evento a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente, o procurador regional eleitoral, Álvaro Lotufo Manzano, o vice-corregedor regional eleitoral juiz José Ribamar Mendes Júnior, o ouvidor regional eleitoral, juiz Zacarias Leonardo, os juizes membros do TRE-TO, Mauro José Ribas e Hélio Eduardo da Silva e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes. (Ascom – TRE)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Escola Judiciária Eleitoral

Jacqueline Adorno

Marco Antony Villas Boas

Olivar Coneglian

Propaganda Eleitoral

Tribunal Regional Eleitoral

Waldemar Cláudio de Carvalho