Meio Jurídico
TRT-10 oficializa quarta-feira (29) adoção de modelo de solução pré-processual de conflitos coletivos

Dissídios coletivos de natureza econômica, jurídica ou de greve agora poderão ser solucionados em audiências de conciliação ou mediação pré-processual na Justiça do Trabalho da Décima Região (Distrito Federal e Tocantins). O modelo de solução de conflitos – que possibilita a realização de acordos antes da judicialização do litígio – tem o intuito de reduzir a sobrecarga do Judiciário Trabalhista e promover a pacificação social por meio do diálogo entre categorias profissionais e econômicas, ou seja, entre representantes de trabalhadores e empregadores.

A adoção do procedimento será oficializada na próxima quarta-feira (29), em uma solenidade na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) marcada para 17 h, na sala de sessões desembargador Herácito Pena Júnior. O evento reunirá autoridades do Judiciário, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados e representantes de entidades de classe e de associações. O ato normativo será assinado pela presidente da Corte, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, na presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva.

Portal da Conciliação

Na ocasião, também será realizado o lançamento do Portal da Conciliação, que reúne as principais informações sobre a política pública de conciliação no TRT-10, dentre elas detalhes das iniciativas do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas e dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (CEJUSCs) instituídos no regional. Além disso, a página dá acesso aos principais projetos desenvolvidos na área, que beneficiam trabalhadores, advogados e empregadores.

Palestra

Após a assinatura do ato normativo que institucionaliza pedidos de mediação e conciliação pré-processual, o juiz auxiliar da vice-presidência do TST, Rogério Neiva, proferirá palestra sobre o tema “Negociação Coletiva e Resolução de Disputas: buscando consensos e superando crises”. O evento é aberto ao público e faz parte da programação de atividades da 5ª Semana da Conciliação Trabalhista – anualmente organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria os regionais trabalhistas de todo o país, que começou nesta segunda-feira (27) e vai até sexta-feira (31).

Audiências

A edição deste ano da Semana mobilizará os dois Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução e de Disputas (CEJUSCs) da Décima Região, localizados em Brasília e Taguatinga. Serão cerca de 400 audiências realizadas nas unidades. Em Brasília, haverá pautas específicas de ações trabalhistas envolvendo a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Defensoria Pública da União. E, ainda, pauta de processos do segundo grau de jurisdição e de processos em fase de execução. Em Taguatinga, serão realizadas audiências de conciliação de processos em fase inicial ou de execução oriundos das cinco Varas do Foro da região. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...