Saúde
Vistoria realizada pelo MPTO no HGP constata descumprimento para regularização da escala de profissionais de enfermagem
Imagem da notícia

Ministério Público do Tocantins (MPTO), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Ordem dos Advogados – Seccional Tocantins (OAB/TO) realizaram vistoria conjunta em setores do Hospital Geral de Palmas (HGP), nessa quinta-feira, 13. A fiscalização teve a finalidade de verificar, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Infantil e Adulto, o estoque da farmácia, a escala de médicos e enfermeiros e a situação dos equipamentos.

Representou o MPTO a promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), auxiliada por equipe técnica do MPTO.

Durante a inspeção, a promotora de Justiça constatou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não regularizou a situação de carência de profissionais técnicos de enfermagem nas escalas da UTI Adulto do HGP.

“O subdimensionamento de profissionais impede o funcionamento total dos leitos clínicos e de UTI disponíveis no hospital. Com a fiscalização, verificamos que na UTI Adulto há seis leitos bloqueados por insuficiência de profissionais. Diante disso, iremos protocolar petição reiterando o pedido de liminar, proposto em Ação Civil Pública (ACP), em maio deste ano”, explica Araína Cesárea.

Ainda no decorrer da vistoria na UTI Adulto, foi identificada a falta de medicamentos, além de pouquíssimas unidades de soro fisiológico, por exemplo.

Ao final da inspeção, os representantes das instituições reuniram-se com o secretário-executivo da Saúde, Luciano Lima Costa, e o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, para apresentar as deficiências encontradas durante a vistoria e informaram que serão elaborados relatórios, a serem encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde para a adoção das devidas providências.

Além da promotora de Justiça Araína Cesárea e equipe do MPTO, participaram da vistoria os defensores públicos Freddy Alejandro Solórzano Antunes e Arthur Luiz Pádua Marques, o procurador da República Fernando Oliveira Júnior e a presidente da Comissão de Saúde da OAB/TO, Maria Roseli de Almeida Pery.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Araína Cesárea

Defensoria Pública

Hospital Geral de Palmas

Ministério Público do Tocantins

Ministério Público Federal

Ordem dos Advogados do Brasil

Secretaria Estadual da Saúde