Polí­tica
Pleno do TRE julga prestações de contas e aplica multa

Na sessão vespertina desta terça-feira (24), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) julgou duas prestações de contas, uma Consulta ao Tribunal e um Recurso Eleitoral.

A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício, desembargador José de Moura Filho e contou com a presença do desembargador Bernardino Lima Luz (vice-presidente em exercício) e dos juízes membros, juiz federal Marcelo Albernaz, Francisco Gomes, José Ribamar e do procurador regional eleitoral, Rodrigo Luiz Bernardo Santos.

Contas

As prestações de contas do candidato a deputado federal pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), Maurício Rabelo, durante as eleições 2010 e também da Candidata a deputada estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Maria Ires da Gama Lima, nas eleições de 2006, foram desaprovadas por unanimidade pela Corte.

Consulta

A pauta sobre consulta ao Tribunal referente à Confecção de Calendário Anual com a imagem de pretenso candidato ao cargo de prefeito para as eleições 2012, cujo consulente foi o vereador do município de Brejinho de Nazaré, Luiz Carlos, não foi conhecida por unanimidade dos membros da Corte.

Multa

Com relação ao Recurso Eleitoral nº 261-23.2011, referente à doação para campanha eleitoral nas eleições 2010, limites ultrapassados, aplicação de multa e inelegibilidade, o Tribunal decidiu, por unanimidade, em questão de ordem suscitada pelo juiz Marcelo Albernaz, que o julgamento do recurso em tela é público, mantido o sigilo quanto o acesso aos autos.

Em seguida, foram rejeitadas, por unanimidade, nos termos do voto do relator, as preliminares de decadência, ausência de interesse de agir do Ministério Público Eleitoral e ilicitude da prova. No mérito, o tribunal decidiu, por unanimidade, nos termos do voto do relator, extinguir o feito sem resolução do mérito no que tange ao pedido de declaração de inelegibilidade, por inadequação da via eleita e manteve a multa no valor aplicado pelo Juiz de primeiro grau, no valor de R$ 68, 678,00.

No julgamento deste Recurso houve sustentação oral pelo advogado do recorrente, Eduardo Mantovani e pelo procurador regional eleitoral, Rodrigo Luiz Bernardo Santos.

Sessão

O Pleno do Tribunal voltará a se reunir nesta quarta-feira (25), às 10h e às 17 horas. Em pauta está previsto o julgamento de prestações de contas das eleições 2010. (Ascom TRE-TO)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Bernardino Lima Luz

Brejinho de Nazaré

Francisco Gomes

José de Moura Filho

José Ribamar

Marcelo Albernaz

PRB

psdb

Rodrigo Luiz Bernardo Santos

Tribunal Regional Eleitoral