Estado
Eleita Diretoria do TJTO para o biênio 2013/2015
Imagem da notícia

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, durante sessão do Tribunal Pleno na manhã desta quinta-feira (13/12), elegeu, por unanimidade, a desembargadora Ângela Prudente como presidente para a gestão do biênio 2013/2015. Também eleitos por unanimidade, assumem a vice-presidência, em 1º de fevereiro de 2013,  o desembargador José de Moura Filho e a corregedoria geral da justiça, o desembargador Luiz Aparecido Gadotti.

Na oportunidade também foram escolhidos o diretor geral e adjunto da Escola Superior da Magistratura (Esmat), os desembargadores Marco Antony Villas Boas, que foi reconduzido ao cargo, e o desembargador Ronaldo Eurípedes, respectivamente, por aclamação da Corte da Justiça tocantinense.

Em seu pronunciamento, a presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno, ao parabenizar a nova Diretoria eleita enalteceu a gestão da Desembargadora Ângela à frente da Corregedoria Geral da Justiça. “Tenho certeza que o Tribunal terá a mesma administração brilhante com que a senhora conduziu a Corregedoria”.  A Presidente manifestou seu contentamento pelo momento no qual atravessa o Poder Judiciário. “Alegria, tranquilidade e calma. Fico feliz de ter conduzido esta corte neste período com o apoio de todos e ainda mais contente, pela normalidade que foi realizada a eleição para a nova Mesa Diretoria do Tribunal. Este dia ficará marcado em especial na minha vida”, comemorou Jacqueline Adorno.

A presidente eleita e atual desembargadora corregedora da Justiça, Ângela Prudente, ao agradecer a Corte por sua condução à presidência afirmou dar continuidade às boa  práticas até agora empreendidas por seus antecessores. “Agradeço o voto de confiança de todos os pares. Sei que é uma tarefa árdua, mas na companhia de Deus e do Espírito Santo vamos conseguir vencer obstáculos. Me dedicarei integralmente ao novo cargo e estou disposta a trabalhar para atuar com transparência, moralidade, eficiência e zelo à coisa pública”, garantiu.

Comissões

As comissões que deliberam acerca da organização do Judiciário também foram escolhidas:

Comissão de Distribuição, Coordenação e Sistematização (Comissão nata, composta pelos Presidente, Vice, Corregedor e um suplente):

Desembargadora Ângela Prudente (Presidente)

Desembargador Moura Filho (Membro)

Desembargador Luiz Gadotti (Membro)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Suplente)

Comissão de Seleção e Treinamento

Desembargador Moura Filho (Presidente)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Membro)

Desembargador Daniel Negry (Suplente)

Comissão de Jurisprudência e Documentação

Desembargador  Marco Villas Boas (Presidente)

Desembargadora Jacqueline Adorno Membro

Desembargador Ronaldo Eurípedes (Membro)

Desembargador Daniel Negry (Suplente)

Comissão de Regimento e Organização Judiciária

Desembargador Daniel Negry (Presidente)

Desembargador Luiz Gadotti  (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Membro)

Desembargador Ronaldo Eurípedes (suplente)

Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento

Desembargadora Ângela Prudente (Presidente)

Desembargador Moura Filho (Membro)

Desembargador Luiz Gadotti (Membro)

Desembargadora Jacqueline Adorno (Suplente)

Diretorias Executivas da Esmat

Foram conduzidos a 2º Diretoria Adjunta - Conselho de Cursos, os Juízes José Ribamar Mendes Júnior, e a 3º Diretoria Adjunta - Conselho de Altos Estudos e Pesquisa Científica o Juiz Helvécio de Brito Maia Neto. A posse dos eleitos acontece no dia 1º de fevereiro de 2013.

Quarta Presidente

Pela quarta vez, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) será presidido por uma mulher. Desembargadora Ângela Prudente, Corregedora-Geral da Justiça do Tocantins no biênio 2011-2013, foi eleita por unanimidade durante a última sessão ordinária de 2012 do Tribunal Pleno.  O Vice-Presidente da Corte será o Desembargador Moura Filho. Por sua vez, o Desembargador Luiz Gadotti será o novo Corregedor-Geral da Justiça entre os anos de 2013 e 2015.  

Perfil da Presidente Eleita do TJTO

Ângela Maria Ribeiro Prudente é natural de Goiânia, capital do Estado de Goiás. É filha de Delveaux Vieira Prudente e Maria Mont’ Serrat Ribeiro Prudente, e mãe de Arthur Prudente Junqueira e Daniel Prudente Junqueira. Formou-se, inicialmente, em Administração de Empresas, pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. A formação em Direito aconteceu em seguida, quando, em Ribeirão Preto (SP), concluiu o curso pela Universidade do município.

O ingresso na magistratura do Tocantins ocorreu em 1989. Em uma das suas primeiras ações, a desembargadora instalou a Comarca de Miranorte e a 28ª Zona Eleitoral – marco para o município. Ângela Prudente permaneceu em Miranorte até 1991, quando assumiu como Juíza Substituta na Comarca de Araguaína, onde permaneceu por um ano e dois meses.

Já foi titular da Comarca de Augustinópolis, Arraias e Paraíso do Tocantins. Chegou à capital em 1997, para assumir como Juíza Titular da Vara de Precatórios, Falências e Concordatas da Comarca.

Em 2010, foi eleita para compor a alta Corte de Justiça Tocantinense, assumindo o cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Atualmente exerce o cargo de Corregedora-Geral da Justiça do Estado do Tocantins, biênio 2011/2012.

Tendo recebido diversos títulos, Ângela Prudente já assumiu várias outras funções dentro do Poder Judiciário do Estado. (Assessoria de Imprensa Tribunal de Justiça)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Angela Prudente

Escola Superior da Magistratura

Jacqueline Adorno

José de Moura Filho

Luiz Aparecido Gadotti

Marco Antony Villas Boas

Ronaldo Eurípedes

Tribunal de Justiça