Palmas
MPE espera que TAC sobre quiosques seja formalizado ainda no mês de junho
Imagem da notícia

Visando mediar um diálogo entre a Prefeitura de Palmas e donos de quiosques e traillers na capital, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, realizou na tarde desta segunda-feira, 10, uma audiência pública no auditório da Instituição. Cerca de 170 proprietários de quiosques compareceram ao evento, na tentativa de solucionar a problemática das concessões dos espaços públicos em Palmas.

Durante a audiência, o promotor de Justiça destacou como objetivo do MPE garantir a legalidade na concessão dos quiosques e acessibilidade àqueles que já possuem seus espaços. Segundo ele, até que a situação seja resolvida, nenhuma outra concessão será liberada. “Esperamos que até o final do mês de junho, o Termo de Ajustamento de Conduta seja formalizado, regularizando, assim, as concessões. A proposta é que, até a abertura da concorrência, a situação se mantenha da forma como está, ficando claro que qualquer um que cometa ilegalidades poderá ter seu estabelecimento fechado”, enfatizou Miguel Batista.

De acordo com o Promotor, o TAC deverá prever prazos para que a Prefeitura e representantes dos empreendimentos realizem um estudo de mercado e um planejamento da licitação para as concessões. Miguel Batista destaca a importância de regularizar a situação sem prejudicar os comerciantes e prestadores de serviços, que há muito tempo atuam na área. O TAC deverá atender à necessidade dos quisoques, traillers, barracas e restaurantes localizados nas praias.

Na oportunidade, o secretário de Transparência e Gestão Pública de Palmas, João Lira Braga Júnior, ressaltou que a construção e planejamento de uma cidade deve seguir os parâmetros definidos por lei. O modelo de concessão atual foi feito de forma aleatória, injusta e sem a devida licitação. Ele destaca que em Palmas, dos 244 quiosques, 228 estavam em situação irregular. “A Prefeitura não pode compactuar com a ilegalidade, isso prejudica não só a estrutura da cidade, mas principalmente a população que faz uso dos serviços”, disse João Lira.

O superintendente de Indústria, Comércio e Serviços de Palmas, Iapurê Olsen, que coordena a comissão de estudos dos quiosques, informou sobre o levantamento, realizado pela comissão que mapeou todas as irregularidades encontradas na nos quiosques da Capital. “Foram encontradas irregularidades, sendo a mais grave a falta de licitação para a concessão de áreas públicas, precisamos regularizar os estabelecimentos, resguardando uma maior segurança jurídica”, finalizou.

Silvan Marcos Portilho, representante dos donos de quiosques na comissão que discute o assunto, destacou que prefeitura e quiosqueiros têm o mesmo objetivo, que é legalizar e organizar a concessão de espaços públicos. Ele cobrou das autoridades presentes maior transparência na construção da proposta e convocou os comerciantes para assumirem os desafios e se adaptarem às regras que serão estabelecidas para continuarem atuando no segmento.

Ao final da audiência, o promotor de Justiça Miguel Batista comprometeu-se a fiscalizar todo o processo de regularização, visando criar condições para que os atuais comerciantes possam competir em igualdade com os futuros.

Também participaram da audiência o presidente da Associação de Barraqueiros da Praia dos Buritis, Antônio de Paula Batista, a secretária da Associação da Praia das Arnos, Rosirene Alencar, representando a Câmara Municipal, o vereador Joaquim Maia, além dos proprietários de quiosques, vereadores e comunidade em geral.

Confira detalhes da audiência pública na ata em anexo.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Iapurê Olsen

João Lira Braga Junior

Joaquim Maia

Miguel Batista de Siqueira Filho

Ministério Público do Tocantins

Prefeitura de Palmas

Silvan Marcos Portilho

Termo de Ajuste de Conduta