Estado
TJ e Prefeitura de Palmas assinam convênio que viabiliza Central de Execuções Fiscais
Imagem da notícia

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins,  desembargadora Ângela Prudente, assinaram nesta terça-feira (11/6) convênio de cooperação objetivando a disponibilização de pessoal e meios necessários à viabilização, implantação e manutenção da Central de Execuções Fiscais na Comarca de Palmas-TO. Criada pelo Pleno do TJTO, a Central visa otimizar as ações e os procedimentos inerentes às ações executivas fiscais municipais, que somente no caso da Prefeitura de Palmas somam mais de 17 mil feitos.

O prefeito estava acompanhado do secretário de Governo e Assuntos Institucionais, Tiago Andrino, do secretário de Finanças, Cláudio Schuller, e do procurador municipal Romeu Rodrigues do Amaral. Pelo Poder Judiciário prestigiaram a assinatura do convênio, os juízes, Helvécio de Brito Maia Neto, Sândalo Bueno, Adelina Gurak, Flávia Afini Bovo, Valdemir Braga de Aquino e Frederico Paiva Bandeira de Souza, todos das Varas das Fazendas Públicas da Comarca de Palmas, o juiz Océlio Nobre, coordenador do Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), a juíza Dra Silvana Parfieniuk, da Vara da Infância e Juventude, e o diretor-geral do TJTO, Flávio Leali Ribeiro.

Para o prefeito Carlos Enrique Amastha “agora será possível, realmente, dividir e compartilhar dos problemas e das soluções. E esse é um modelo que acredito que o judiciário tocantinense poderá mostrar para o Brasil como um case de sucesso numa parceria”. A presidente do TJTO disse estar confiante que os efeitos positivos aparecerão com agilidade. “Produziremos resultados que impactarão positivamente no cumprimento de metas definidas pelo CNJ, e mais do que isso, no atendimento das expectativas da população, que quer uma justiça célere e eficiente”, comentou a desembargadora Ângela Prudente.

Agilização das execuções fiscais

Para o presidente da Associação dos Magistrados Tocantinenses (Asmeto), juiz Helvécio de Brito Maia Neto, titular da 3ª Vara de Feitos das Fazendas e Registros Públicos, “essa parceria inaugura uma nova fase nas execuções fiscais da capital, pois 66,21% dos processos de execução fiscal que tramitam nas varas de Fazenda Pública da capital envolvem a Prefeitura do município, e essa parceria vai nos permitir agilizar a tramitação dos processos”.

De acordo com o magistrado Océlio Nobre, do Nacom, “poucas vezes se viu no Poder Executivo Municipal o interesse de compartilhar com o Poder Judiciário a busca de soluções efetivas que melhorem a prestação jurisdicional”, ele diz acreditar que esse ato do prefeito de Palmas vai motivar outros gestores municipais a considerarem parcerias em seus municípios.

“Esse era um anseio acalentado a muito tempo pelos magistrados que lidam com os feitos da fazenda pública na Comarca de Palmas, e somente com dois gestores com sensibilidade e visão colaborativa como a desembargadora Ângela Prudente e o prefeito Carlos Amastha, que isso poderia se tornar realidade”, manifestou-se o magistrado Sândalo Bueno, coordenador estadual das Varas da Fazenda Pública.
O juiz Helvécio de Brito Maia, falando como representante dos magistrados, aproveitou para lembrar o esforço que tem sito feito pela presidência do TJTO para viabilizar a nomeação de assessores para juízes de 1º grau, mas, embora reconhecendo as limitações orçamentárias, registrou que há necessidade premente desses profissionais sob pena de comprometer o andamento dos trabalhos.

O convênio

Pelo convênio, que tem vigência de 60 meses, a Prefeitura de Palmas disponibilizará servidores, estagiários e veículos. Da sua parte, o Poder Judiciário vai designar um magistrado, servidores e estrutura física necessária para funcionamento da Central. (Ascom TJ)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Adelina Gurak

Angela Prudente

Carlos Amastha

Central de Execuções Fiscais

Cláudio Schüller

Flávia Afini Bovo

Flávio Leali Ribeiro

Frederico Paiva Bandeira de Souza

Helvécio de Brito Maia Neto

Océlio Nobre

Prefeitura de Palmas

Sândalo Bueno

Tiago Andrino

Tribunal de Justiça

Valdemir Braga de Aquino