Estado
Ano Judiciário no Tocantins é aberto em sessão solene
Imagem da notícia

O Ano Judiciário de 2016 no Tocantins foi aberto na tarde desta quinta-feira, 4, em sessão solene no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), sob a presidência do desembargador Ronaldo Eurípedes. Além dos magistrados e servidores, autoridades e representantes do Estado participaram da solenidade, entre elas o governador Marcelo Miranda, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso, o procurador geral de Justiça, Clenan Renault de Melo Pereira, o arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e o presidente da OAB – seccional do Tocantins, Walter Ohofugi Júnior.

Após a bênção para o novo ano de trabalho da Justiça do Tocantins, pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, os presentes assistiram à apresentação do vídeo institucional do Poder Judiciário e do relatório online com um balanço das atividades do TJTO em 2015 e projetos e ações para 2016.

O conteúdo do Relatório de Atividades do TJTO/2015 pode ser acessado aqui.

Em seu discurso, o presidente Ronaldo Eurípedes lembrou que a solenidade marca, do ponto de vista protocolar, o início dos trabalhos do Poder Judiciário tocantinense, “que na realidade é ininterrupto, pois é realizado 24 horas por dia através do processo 100% eletrônico”, esclareceu.

“Depois de um ano de gestão”, disse o presidente, “sinto-me gratificado em constatar que o Poder Judiciário do Tocantins caminha em trilhos certos, pois o sentimento de unidade, comprometimento e resgate de um protagonismo histórico a que o Poder Judiciário brasileiro fez frente nos momentos importantes da República se repete agora”.

Referindo-se ao o maior desafio que o Judiciário tocantinense tem para o ano de 2016 o desembargador Ronaldo Eurípedes citou a unificação de secretarias, “porque teremos muito em breve a unificação do Judiciário. O processo eletrônico propicia isso. Com a digitalização nós temos que avançar para um julgamento cada vez mais célere, mais eficaz e mais seguro. Este ano nosso principal desafio continuará sendo encontrar alternativas para resolver o aumento constante de ações judiciais. No momento em que aumenta o número de processos, é preciso ter uma maneira para resolver o conflito. Temos que tirar de dentro do Judiciário os seus gargalos, identificando-os e ajudando os nossos magistrados, colocando a estrutura do Judiciário a serviço da população para resolver esses problemas”.

Também fizeram uso da palavra a desembargadora Ângela Prudente, que apresentou o relatório de atividades da Ouvidoria Judiciária em 2015. Já o governador do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, o procurador geral de Justiça e o presidente da OAB Tocantins ressaltaram os avanços do Judiciário e harmonia entre os poderes e instituições.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Ano Judiciário

Clenan Renault de Melo Pereira

Marcelo Miranda

Ângela Prudente

Osires Damaso

Pedro Brito Guimarães

Poder Judiciário

Ronaldo Eurípedes

Tribunal de Justiça