Geral
TJ inaugura vara especializada no combate da violência contra a mulher em Araguaina

Visando inibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) inaugura a Vara Especializada no Combate da Violência Doméstica contra a Mulher às 10 horas desta segunda-feira, 13, em Araguaina, principal cidade da região norte do Estado. A presidente do Tribunal, desembargadora Willamara Leila, vai realizar a abertura da solenidade. Mais de 400 processos sobre violência contra a mulher estão em andamento na 1ª e 2ª Vara Criminal da cidade, entre ação penal, inquérito policial e medidas protetivas de urgência. Com a inauguração, os processos serão remetidos à vara especializada.

Esta é a segunda Vara da Mulher a ser inaugurada pela presidente. Na última quinta-feira, a presidente do TJ-TO inaugurou a Vara Especializada no Fórum de Palmas e reafirmou o compromisso do Judiciário no combate à violência contra a mulher. A próxima a ser inaugurada, será a de Gurupi. A presidente do Tribunal afirma que a celeridade no andamento dos processos será o maior benefício para as mulheres que sofrerem violência e também para suas famílias. “Justiça lenta não é Justiça! Queremos maior rapidez nas ações e vamos colher os frutos com a redução nos números de casos de violência contra a mulher”.

Com a inauguração da Vara, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e bacharéis em Direito vão realizar atendimento às vítimas em suas residências. Essa ação vai proporcionar mais rapidez nos casos e reduzir o número de mulheres que não denunciam por vergonha de ir à Vara e até com medo de se expor. A equipe multidisciplinar já foi capacitada pela Escola Judiciária do Tribunal para atuar na Vara.

Antes, os Feitos da Violência Contra a Mulher estavam divididos entre a 1ª e 2ª Vara Criminal de Araguaina. A partir da inauguração, os processos serão remetidos para a Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O Juiz, doutor Kilber Correia Lopes, respondendo pela Diretoria do Fórum, destaca que haverá a redução de processos na 1ª e 2ª Vara Criminal. O doutor Kilber relembra uma audiência de violência doméstica que fez na última semana e diz que o acompanhamento das assistentes sociais e psicólogas foi importante. “A equipe que vai atuar na Vara Especializada é preparada para conversar, dar conselhos e levar um apoio social e psicológico às vítimas. Essa atuação faz toda a diferença, é uma atuação de forma efetiva”. Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através do número de telefone 180 na Central de Atendimento à Mulher.

Fonte: Assessoria de Imprensa/TJ

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Araguaina

Fórum de Palmas

Kilber Correia Lopes

Tribunal de Justiça

Vara da Mulher

Violência Contra a Mulher

Willamara Leila